Prata e Bronze

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Grimjack ou Como Fazer um Quadrinho de Ficção Científica e Fantasia

Em 1980, os produtores da peça de teatro Warp chamaram Mike Gold para que ele produzisse uma versão em quadrinhos da mesma. A peça tinha os designs de um dos grandes nomes dos quadrinhos, Neal Adams, que não estava disponível para produzir tal quadrinização.

Gold havia passado vários anos em Chicago como escritor freelancer, editor de um jornal underground, radialista, advogado e ativista político. Ele ajudou a desenvolver a National Runaway Switchboard, um importante órgão que cuida dos sem-tetos nos EUA. Seu trabalho nessa instituição o levou a DC, como o primeiro diretor de relações públicas da companhia, em 1976. Ele quadruplicou as vendas da DC no início do mercado direto, mas logo voltou a Chicago, para começar uma revista sobre o então nascente mercado de home vídeo. Gold sempre foi inquieto e procurava desafios.

Quando ele foi contato pelos produtores da Warp, ele decidiu que deveria existir uma nova editora. Ele chamou o advogado Ken Levin, com quem já havia trabalhado na National Runaway Switchboard para que ele coordenasse o lado legal da companhia que viria a se tornar a First Comics.

O início dos anos 80 trouxe uma série de modificações no modo de ver os quadrinhos. O nascimento do mercado direto, fora das bancas de jornal e indo para as lojas especializadas. Artistas recebendo os seus direitos criativos. E pequenas editoras fora de Nova York atraindo grandes talentos. E a First é o melhor exemplo dessas modificações.



A editora foi lançada oficialmente em 1983 com a dita adaptação de Warp por Frank Brunner,  a volta de E-Man (que tinha sido publicado originalmente pela Charlton em 1973) e dois trabalhos de Mike Grell,  Jon Sable Freelance e Starslayer (essa última havia sido publicada originalmente pela Pacific Comics e a First continuou a sua numeração, do número 7).




John Ostrander, ator e escritor teatral, começou a vender roteiros para Gold. Um deles era sobre um mercenário durão, mas coração de ouro. A ideia era que se passasse em Chicago, mas o conceito de uma cidade que era o nexo de várias dimensões (Cynosure, usada pela primeira vez na Warp Special  1) fez que ele o colocasse lá. O personagem, é claro, era John Gaunt, conhecido como Grimjack.
Lenin Delove, o novo artista de Starslayer fez algumas artes conceituais para o personagem, e Gold, apesar de ter ficado impressionado com a apresentação, sabia que era impossível para o artista manter a mesma qualidade em dois títulos.

Entra Timothy Truman. Ele havia estudado na Kubert School e tinha feito algumas histórias curtas para Sgt Rock, na DC, antes de começar a trabalhar na empresa de jogos TSR. Ostrander e Truman imediatamente se tornaram amigos, iniciando uma parceria que daria vários frutos no futuro.
Truman pegou a interpretação original de Delsol e fez um upgrade enorme. O artista declarou a revista especializada Back Issue:  “Eu li a proposta inicial de John e pensei ‘tanto o personagem quanto a ambientação têm que ser mais sujos, mais duros’”




Ele foi importantíssimo para a criação dos conceitos em Grimjack. Por exemplo, Cynosure, apesar de não ser uma criação nem de Ostrander nem de Truman, ganhou suas características nas mãos desse artista. Truman declarou: “Eu sempre fui um cara tranqüilo, nunca realmente me envolvi com drogas... Mas eu conheci (quando era baixista) várias pessoas assim, gente da pesada: músicos, viciados, caras que mais tarde se tornariam membros de gangues de motoqueiros, ex-Boinas Verdes, reservistas dos Fuzileiros Navais”. Obviamente, tais experiências ajudaram definir Cynosure e, principalmente, seus habitantes.



Após uma menção em Starlayer 8, Grimjack estréia em back-ups no número 10. Mike Gold admite que usou uma mão pesada nos roteiros. Ele diz: “Eu estava muito envolvido no processo do plot, às vezes envolvido demais até, porque a função de um editor é ser um advogado para o leitor, assim como para a editora. E também para os artistas envolvidos”.


É difícil saber o quanto das primeiras histórias de Grimjack é de Ostrander, Truman ou Gold. 
Ostrander escrevia usando o velho recurso do detetive durão, a narração em primeira pessoa, típica de Raymond Chandler. Mas o tom era certamente de Truman. Segundo ele, o movimento do “grim and gritty” dos anos oitenta começou em Grimjack.

Durante os oito back-ups somos apresentados a John Gaunt, Grimjack.  E descobrimos que ele tem um passado trágico. Ele foi um assassino, tentou ser feiticeiro, foi policial, agente secreto. E agora, assim como Rick Blaine em Casablanca, dono de um bar, o Munden’s. Ele é também um mercenário, vendendo sua espada (já que em muitas dimensões de Cynosure nem feitiçaria nem armas de fogo funcionam) a quem pode pagar. Ou não. Ele tem um senso muito particular de honra e não hesita em ajudar quem precisa.




Grimjack quebrou alguns paradigmas. Diziam que os quadrinhos de ficção científica não vendiam. E o que é pior, quadrinhos de ficção científica E  fantasia, com muito mais que um toque de pulp. Com um personagem de meia idade, enquanto a DC, por exemplo, insistia em deixar o Superman e o Batman congelados nos eternos 29 anos. Entretanto, os back-ups na Starslayer se tornaram um sucesso, e logo teríamos Grimjack 1 (Agosto de 1984), que se tornou o sétimo título da First e o que mais durou. E foi o segundo título da editora que mais vendeu, atrás apenas de Jon Sable Freelance, de Mike Grell.



Grimjack tinha vinte e oito páginas de história todo o mês. Para um artista tão detalhista quanto Truman, esse era um ritmo impossível de ser mantido. A solução encontrada por Gold foi a criação do back-up “Munden’s Bar”, que servia para dar mais luz ao mundo de Grimjack, além de permitir que novos criadores usassem os conceitos e personagens. Esse back-up já se inicia no segundo número, com uma história desenhada por Rick Veitch. Além de Veitch, criadores como Kim Yale (que viria a se tornar a esposa de Ostrander), Max Allan Collins, Steve Bissette, Jill Thompson, John Totleben e até mesmo Brian Bolland passaram por lá.




Ostrander e Truman começaram a desenvolver uma longa história que culminaria em “Trade Wars”, uma guerra entre várias facções de poderosos de Cynosure que controlavam pedaços da cidade, mas agora não estavam mais contentes com apenas esses pedaços, querendo controle total. Nada diferente das maquinações dos Corleone em The Godfather.




Enquanto isso, na linha administrativa as coisas não estavam tão boas. A First começou a atrasar o pagamento dos freelancers. Nem Truman nem Gold gostaram disso. Gold tirou férias e quando voltou descobriu várias ofertas de trabalho. Ele acabou indo para a DC, onde ficou por sete anos. E Truman deixou o título no número 19, antes da conclusão de “Trade Wars”. Ele foi para a Eclipse, que lhe ofereceu a chance de escrever e desenhar o seu próprio título, Scout. Ele fala sobre isso: “Eu odiei ter que deixar o título. Realmente odiei. Mas os cheques atrasados combinados com a chance de fazer o meu próprio material fizeram que eu tomasse uma decisão assim”.



O novo editor de Grimjack foi Rick Oliver. Para substituir Truman, o veterano da Warren e da Marvel, Tom Sutton foi contratado. Sutton ficou até o número 31, sendo substituído por Tom Mandrake.






Na metade da passagem de Mandrake pelo título, Ostrander mata Gaunt. Antes da DC fazer isso com o Superman. Segue-se uma história envolvendo a volta da alma de Gaunt para um clone. Ostrander empresta pesadamente de Michael Moorcock e seu Campeão Eterno na seqüência. A alma de Gaunt está destinada a reencarnar sempre, nunca conhecendo a paz. Desta forma, vários personagens se tornaram Grimjack. Além do original, temos o clone, um ciborgue, um alienígena, uma mulher. E um outro que logo se tornaria familiar: James Edgar Twilley.



Twilley aparece dois séculos depois e começou a se auto-intitular “Grimjack”. Era uma das encarnações de Gaunt e a tentativa de Ostrander de dar um frescor ao título. Afinal de contas, as maiorias das memórias de Gaunt haviam desaparecido e Twilley era basicamente um novo personagem. 

No número 55 (Fevereiro de 1989), o artista Flint Henry assumiu o título. Henry fazia parte do estúdio de Truman , o 4-Winds, e havia trabalhado com storyboards para a indústria de jogos eletrônicos.


Entre os números 65 e 69, uma história em flashback é contada, desenhada por Steve Pugh. E quando o back-up de”Munden’s Bar” terminou, Ostrander, Yale e Pugh criaram outro, “Youngblood”, que mostrava a juventude de Gaunt. Esse back-up foi até o penúltimo número, o 80.

Em Abril de 1991, com o número 81, Ostrander e Henry finalizaram a série. E a First não durou muito mais que isso. Já no final dos anos oitenta, a editora estava preferindo lançar one-shots e minisséries, no lugar das mensais. Grimjack era uma das exceções. E assim como tinha acontecido com Truman, os artistas das séries mais longevas da editora haviam sido substituídos, como no caso de Steve Rude (em Nexus) e Mike Grell (em Sable), fazendo que as vendas despencassem. Até mesmo a Classics Illustrated foi cancelada.



Em 1991 a First declarou falência, fechando as suas portas de vez no início de 1992, deixando as suas criações e fãs no limbo. Parecia que não veríamos nunca mais Grimjack ou qualquer de seus títulos. 
Mas não foi assim. Em 2001, Mike Gold foi contratado por Ostrander e Truman para tentar conseguir rever os direitos de Grimjack. Ele conseguiu um acordo, criando uma companhia onde ele, Ostrander e Truman (além de Ken Levin) tinham uma parte.




Isso permitiu que Ostrander e Truman se reunissem outra vez para publicar Grimjack: Killer Instinct  (2005),  uma minissérie em seis partes publicada pela IDW. A minissérie forma uma espécie de prequel para a série da First, mostrando a vida de John Gaunt até o momento que ele faz a sua estréia em Starslayer 10





A série teve uma crítica positiva enorme e a IDW começou a reimprimir as histórias da First em encadernados chamados The Legend of Grimjack. Oito coleções foram lançadas (e depois dois Omnibus).




Em 2009, uma nova história, The Manx Cat foi serializada como uma web comicdo site ComicMix. Através de um acordo com a IDW, ela ganhou uma versão impressa, primeiro como uma minissérie em seis partes e depois em uma encadernação. 




The Manx Cat é a história de uma estatueta, aos moldes de The Maltese Falcon, de Dashiell Hammett. A história é importante porque envolve viagens no tempo, reencarnação e os deuses antigos, dando um apanhado do passado e futuro de John Gaunt.  




Grimjack é uma série que merece ser lida por todos os fãs de aventuras, fantasia e ficção científica. Mas principalmente por quem gosta de uma história bem contada.
E isso não faltava nesse título.

Serviço

No Brasil, quatro edições de Grimjack saíram pela Cedibra em 1987 (publicando os primeiros quatro números da First). A Editora Abril, em 1991, lançou o especial de 68 páginas Grimjack Polícia das Sombras.




A First, antes da falência começou a reimprimir a série em Grimjack Casefiles. Durou cinco números.




A IDW lançou oito volumes de The Legend of Grimjack, mais dois Omnibus. Além das duas minisséries, Killer Instinct e The Manx Cat.