Prata e Bronze

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

The Avenger, Kenneth Robeson (1939)






Justice Inc. foi o nome da primeira história de um personagem pulp do final dos anos 30, chamado Avenger (O Vingador). Criado por “Kenneth Robeson”, um nome usado por vários escritores da Street and Smith Publications, o Avenger era Richard Henry Benson, um aventureiro que durante um acidente viu sua esposa e filha morrer e ficou com sua face paralisada e da cor branca. Além disso, ela se tornou maleável como a argila. Descobrindo que o acidente na verdade foi criado por seus inimigos, ele jurou se vingar de todos os malfeitores.

Assim como Doc Savage e o Sombra, o Avenger tinha uma série de assistentes, como Fergus "Mac" MacMurdie, Algernon Heathcote "Smitty" Smith e Nellie Gray. Muitos acusam o personagem de ser derivativo, sem o charme dos seus antecessores. Mas suas histórias são extremamente bem construídas, dentro, é claro, das limitações dos pulps. 


Como não poderia deixar de ser, a série de pulps inspirou quadrinhos, como Justice, Inc., de 1975 (que durou quatro números e foi desenhada por Jack Kirby) além da participação do personagem em The Shadow (da época de Mike Kaluta). 



Mas uma das melhores histórias já feitas com o personagem foi a minissérie de 1989, em duas edições (em prestige format), chamada apropriadamente de Justice Inc., de Andy Helfer, com arte do ótimo Kyle Baker, onde uma reviravolta no que sabíamos sobre o personagem acontece, e uma explicação “weird science” para os poderes de Benson é dada.  A  Abril publicou a série aqui no Brasil no começo dos anos 90. 


Em 2010 a DC iniciou um projeto chamado First Wave, escrito por  Brian Azzarello que era um universo compartilhado dos personagens licenciados (Doc Savage, o Avenger e até mesmo o Spirit, de Eisner) e os heróis sem poderes da editora, como o Batman e os Black Hawks. E agora em 2014, a Dynamite está lançando um título com o Avenger, colocando mais uma vez outros personagens pulp: Doc Savage e o Sombra. Os argumentos estão a cargo de Michael Uslan.


É bom ver que a Dynamite está investindo nesses antigos personagens. Eles são muito interessantes para ficar no esquecimento. 

2 comentários:

  1. Muito boas essas histórias. Recomendo todas. Espetacular!!

    ResponderExcluir
  2. Justice Inc publicada pela editora abril é bem interessante mesmo. vale a pena ler!

    ResponderExcluir