Prata e Bronze

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A Saga das Trevas Eternas





Desde que foi criada em 1958 (em Adventure Comics 247) por Otto Binder e Al Plastino para uma aventura com o Superboy, a Legião dos Super-heróis ganhou um culto quase que imediato. Afinal de contas, os leitores podiam se identificar com um grupo de heróis que, apesar de serem super poderosos, tinham a mesma idade que eles. Eram adolescentes, em um “clube” não muito diferente dos tantos que existiam na América dos anos 50.

A Legião é, sem dúvida, um dos mais duradouros legados da Era Weisinger e teve grandes escritores e artistas desde a sua primeira aparição. Um deles foi Paul Levitz, fã de longa data,  que começou a trabalhar no título ainda na primeira metade dos anos setenta e voltou de vez no início dos oitenta, juntamente com o artista Keith Giffen. Eles usaram um novo enfoque no grupo, mostrando muito mais que apenas aventuras heroicas. Eles exploraram como ninguém antes as relações interpessoais e se aprofundaram nos personagens.

É claro, o sucesso de qualquer obra de ficção é fazer que o leitor se preocupe com o personagem que está lendo e Levitz teve isso em mente o tempo todo em que escreveu a Legião. Não é errado, creio, afirmar que a sua versão da Legião dos Super-heróis tem muito da dinâmica das soap operas (novelas). E não uso isso de forma derrogatória.

Na fase do menino prodígio Jim Shooter, nos anos sessenta, apesar de existir uma tênue linha cronológica ligando história a história, você podia iniciar a sua leitura virtualmente em qualquer um de seus números. Parênteses aqui: Mais tarde, quando já era adulto e o poderoso editor-chefe da Marvel, Shooter declarou que qualquer edição seria a primeira para algum leitor. E que tais edições deveriam ser, no mínimo, reader’s friendly. Ele, é claro, tinha uma certa dose de razão, apesar de tal política muitas vezes engessar tanto a história quanto o escritor.

Bem, a Legião de Levitz é TUDO menos isso. Ele fez questão de criar plotlines e arcos que foram se desenvolvendo durante várias edições. A sua Legião parecia sair de um perigo para cair em outro, seguindo a linha de todo quadrinho de super-herói, mas, de novo, com muito sendo mostrado sobre a vida particular dos personagens e as tais relações interpessoais que falei aí em cima.

Um fato importante é que, desde o início dos anos setenta eles já não eram tratados mais como adolescentes, mas sim como jovens adultos. E Levitz usou isso ao máximo.

Um exemplo: o casamento de Lightning Lad e Saturn Girl estava em frangalhos após ela ter ficado presa em um planeta inóspito em uma missão... e ter sido pega em uma posição comprometedora com Timber Wolf. Pega por ninguém menos que Light Lass, sua cunhada E a namorada de Timber Wolf. A ideia de atração e (sim, por que não?) pelo menos o desejo de sexo existia. Não era mais a Legião dos anos sessenta, com certeza.  Tudo isso e uma série de problemas médicos fizeram que Lightning Lad se afastasse do cargo de líder e uma eleição fosse disputada por Element Lad, Ultra Boy e Dream Girl, com a vitória dessa última, considerada a cabeça de vento do grupo. A estrutura interna da Legião estava em frangalhos, pode se dizer.

E é assim que, com todos esses problemas, se inicia o arco mais famoso de Levitz e Giffen no título, “The Great Darkness Saga” (A Saga das Trevas Eternas aqui no Brasil), publicada originalmente em Legion of Super-Heroes vol. 2, #290–294  (1982). Um arco que coloca como antagonista ninguém menos que Darkseid, o über vilão de Jack Kirby. Darkseid estava sumido por cerca de mil anos e quase completamente esquecido. Usando tanto mágica quanto ciência, ele cria clones, versões distorcidas de grandes heróis do passado, como Orion, um Guardião de Ao e até mesmo do Superman. Com poderes aumentados, ele transporta Daxam para onde ficava Apokolips, sob um sol amarelo. Dentro dos cânones da Legião, Daxam é uma colônia perdida de Krypton e isso faz que seus habitantes desenvolvam poderes iguais ao do Superboy. Um exército de bilhões de pessoas super poderosas sob o comando mental de Darkseid. Que, como não poderia deixar de ser, é derrotado no final, por seu maior inimigo... Vindo de Nova Gênese.





Mas devemos contextualizar algo. “The Great Darkness Saga” colocou Darkseid como o grande antagonista do Universo DC. Coisa que antes, bem, não era. Era, para muitas pessoas, mais uma das “excentricidades” de Kirby.







Após o projeto do Quarto Mundo ter sido cancelado, Darkseid voltaria a aparecer em New Gods 13 (1977, continuando a numeração original da série de Kirby). Essa nova (e curta) fase tinha o roteiro de Gerry Conway e os desenhos de Al Milgron e é totalmente esquecível.

Darkseid apareceu ainda em Super-team Family 15 (1978, o último número da série), em Adventure Comics 459-460 (1978) e no arco “Crisis Between Two Earths”, em Justice League of America 183-185 (1980), um dos tradicionais encontros anuais do título com as terras paralelas.

E foi basicamente isso. Ele era um personagem secundário, mais uma das tantas coisas estranhas da DC dos anos setenta. Não havia diferença entre ele, por exemplo, e Brother Power, The Geek. Personagens destinados a habitar o limbo e, de vez em quando, ser espanados e usados.





Com “The Great Darkness Saga”, o potencial enorme de Darkseid foi de novo redescoberto e nos anos seguintes ele foi cada vez mais usado dentro da editora. Afinal de contas, ele era um personagem muito bom para não ser usado. E voltou em uma história paradoxalmente se passando mil anos no futuro. Se a passagem de Levitz e Giffen pela Legião tivesse nos dado apenas isso, já seria um lucro enorme. Mas tem muito mais, muito mais mesmo. Mas esse é um papo para outra hora.



Serviço:

The Great Darkness Saga foi publicada aqui no Brasil duas vezes, primeiro em Superpowers 1 (Editora Abril, 1986) e depois encadernada em 2008 pela Panini.


A DC lançou em 2010 um hard cover da linha De Luxe (em formato maior) e altamente recomendado. 


Um comentário: