Em 2004, para comemorar os 25 anos do encerramento de Tomb of Dracula, um dos títulos de terror mais cult de todos os tempos, a Back Issue número 6, da editora TwoMorrows publicou uma extensa matéria sobre a obra máxima de Marv Wolfman e Gene Colan, escrita por Tom Field. Aqui a tradução de uma parte dela.
Happy Halloween!
Ninguém sabia.
O editor da Marvel Comics na época, Stan Lee, que decidiu em
1971 que Dracula deveria ser o primeiro monstro na história dos quadrinhos a
estrelar a sua própria série, não sabia. Nem Roy Thomas e Gerry Conway que
produziram a estréia do Senhor dos Vampiros.
Também não sabia o artista veterano Gene Colan, que queria
tanto o trabalho em Dracula que fez um teste
para consegui-lo. Nem mesmo Marv Wolfman que relutantemente assumiu o título no
número sete e então viu a revista – e a sua carreira – decolar como o
proverbial morcego saindo do inferno.
Muitos dizem que a
série foi a avó do selo Vertigo, mas quem poderia saber?
Ninguém sabia que Tomb o f Dracula (TOD),
que começou como mais um título aproveitando a onda de terror, duraria oito anos
e 70 números e daria luz a uma horda de personagens memoráveis, quatro filmes
derivados e uma base de fãs devotados que hoje celebra TOD como o melhor título
de horror dos anos setenta. E talvez o melhor quadrinho daquela época. Ponto.
Hoje, 32 anos após a sua estréia, TOD e seus criadores
continuam tendo seguidores leais e uma série que terminou há tanto tempo continua a atrair novas
gerações de fãs graças a reimpressões e aos filmes com um personagem de TOD,
Blade, o Caça Vampiros. Em 2002, aproveitando Blade II, a Marvel lançou
um encadernado reimprimindo TOD 45-53 – o confronto de Blade com
o arqui-vilão Deacon Frost. Tal coleção
foi seguida em 2003 pelo primeiro volume de The Essential Tomb of Dracula,
que reimprimiu os números 1 a 25, além de Giant-Size Dracula 1. A edição
vendeu tão bem que no meio de 2004 a Marvel lançou o segundo volume do Essential
(com TOD
26-49 e Giant-Size Dracula 2-5, Nada mau para um título que havia
acabado vinte e cinco anos antes.
Para comemorar a notável longevidade – e honrar os criadores
que deram vida ao personagem - vamos
examinar a história da revista de terror que fez História.
O Nascimento de
Dracula
Savage Tales parece que foi um sucesso tão grande que
nós vamos publicar mais uma nos mesmos moldes, uma belezinha custando 50 centavos chamada de The Tomb of Dracula (ou The House of Dracula, nós não decidimos ainda). É um conceito
totalmente novo, estrelando o próprio Dracula, como ele é – era – e talvez
venha a ser. Com arte de Gene Colan, Berni(e) Wrightson e Gray Morrow, entre
outros, e um time de escritores titânicos, capitaneados pelos Mestres da
Marvel, Stan Lee e Roy Thomas!
Modéstia a parte, é algo que vocês não podem perder!
“Item”, Marvel
Bullpen Bulletins, 1971.
Por incrível que pareça, Tomb of Dracula deve a
sua existência ao Comics Code Authority. Quando o código foi afrouxado em 1971,
vampiros, lobisomens e outros monstros puderam ser usados novamente nos
quadrinhos comuns. A Marvel testou o mercado com Morbius, o Vampiro Vivo,
apresentado como vilão em Amazing Spider-man 101. Quando o
sanguessuga “real” provou ser um sucesso, Stan Lee – sempre ansioso para
antecipar a próxima grande tendência – mandou que se criasse uma linha
inteira de quadrinhos de monstro, com os personagens mais conhecidos: o
monstro de Frankenstein, um lobisomem ... e Dracula.
Apesar do lobisomem aparecer primeiro – Werewolf By Night estreou
em Marvel Spotlight 2 (Fevereiro de 1972), ganhando de TOD 1 por dois meses,
Dracula sempre foi a ideia de ser a estrela de horror da Marvel. Sua estréia foi
anunciada quase um ano antes em um Bullpen Bulletins (veja acima), como o
segundo título maduro da Marvel e seria publicado em preto e branco e em
formato magazine.
Mas não foi bem assim. Três meses após o anúncio inicial (e
depois do “sucesso tão quente”, Savage Tales, ter parado de ser
publicada depois de apenas um número), a Marvel declarou que TOD
seria um quadrinho colorido no formato regular, com 52 páginas e ao preço de 25
centavos. Logo em seguida, o título foi reduzido ainda mais uma vez para 32
páginas a 20 centavos.
E o projeto teria um novo escritor – o mais jovem roteirista
da Marvel, Gerry Conway. Apesar de ter apenas dezenove anos na época,
Conway já tinha um currículo
impressionante, com trabalhos em Daredevil, Sub-Mariner e Thor.
Então não foi apenas sorte que fez que o tão falado projeto caísse em suas
mãos.
E apesar de Conway ter recebido o crédito por ter escrito TOD
1 sozinho, ele teve ampla ajuda de Lee e Thomas lembra da origem do título: “Eu
fiz o roteiro de TOD 1 baseado em algumas frases de Stan e então dei a Conway
para que ele colocasse o diálogo”. Na época, Lee estava escrevendo cada vez
menos, se preparando para ser o próximo publisher
da Marvel, então essa explicação faz sentido. E Thomas, que foi escolhido a
dedo para ser o seu sucessor como o escritor principal da editora, não tinha
nenhum interesse de escrever novos títulos de monstro. “Eu não curtia muito
terror”, diz Thomas. “Gerry curtia e foi por isso que ele acabou fazendo os
diálogos de meus roteiros nas primeiras histórias de Tomb of Dracula, “O
Homem-Coisa (em Savage Tales 1) e Werewolf by Night.
Para estabelecer o Dracula da Marvel, Thomas claramente usou
os monstros da Universal de sua juventude na década de quarenta. O seu roteiro
básico para TOD 1: Frank Drake, descendente do lendário conde, herda o
Castelo Dracula (bem aos moldes do filme Son
of Frankenstein). O “amigo” de Drake, Clifton Graves, monta um esquema para
transformar o castelo em uma atração turística, e os dois – junto com Jeanie, a
noiva de Frank, que por acaso também é a ex de Clifton – viajam para a
Transilvânia para os preparativos. Lá, enquanto trama para matar Frank, ficar
novamente com Jeanie e enriquecer rapidamente com o castelo, Clifton encontra
por acaso a tumba de Dracula. Ele abre o caixa, acha os ossos arranca a estaca
(como Karloff em House of Frankenstein) e logo em seguida... Dracula vive!
Conway declara que ele não fez nada em TOD 1 até que a história estivesse completamente desenhada e tentou distinguir-se com uma prosa rebuscada. “Eu tentei usar um estilo de escrita um tanto sombrio e misterioso – ok, pretensioso, vamos dizer”, ri Conway, hoje um escritor de televisão.
“Quer
dizer, eu tinha dezenove anos – o que eu poderia saber?”
O artista Gene Colan, por outro lado, tinha 45 anos e era fã
de terror de longa data (desde os cinco anos, quando ele foi aterrorizado por
uma matine de Frankenstein, com Boris
Karloff), e ele viu Dracula como um trabalho dos sonhos. Um ilustrador
conhecido por sua exuberante representação da expressão humana, Colan tinha uma
experiência extensa em todos os gêneros de quadrinhos, incluindo passagens
memoráveis por em Hopalong Cassidy nos anos 50 na DC e nos quadrinhos de terror
em preto e branco da Warren no meio dos anos sessenta. Mas sua fama veio realmente na época dourada
do início da Marvel, desenhando Iron Man, “Namor” (em Tales
to Astonish) e especialmente Daredevil, o qual ele vinha
desenhando desde 1966, se estabelecendo claramente como o artista definitivo do
Demolidor. Mas em 1971 Colan estava claramente entediado e queria um novo
desafio. Então, quando ele ficou sabendo nos corredores da editora que a Marvel
ia publicar Dracula ele decidiu que ele queria desenhá-lo. “Stan, eu
realmente estou te implorando isso”, Colan lembra ter dito a seu chefe – o que
foi surpreendente para uma artista que sempre ficou na sua e desenhava o que
lhe mandavam. Quando Lee perguntou o
porquê, Colan respondeu: “Porque eu sei que é algo que eu vou adorar fazer”.
De acordo com Colan, Lee prometeu Dracula a ele, mas depois
esqueceu e o mesmo trabalho a Bill Everett. Sabendo da confusão, Colan lembrou
Lee o acordo verbal que haviam feito. Mas não adiantou. O trabalho agora era de
Everett. Devastado, Colan se resignou. Mas sua esposa Adrienne não. Inspirado
por histórias sobre Marlon Brando, que tinha colocado algodão nas bochechas e
fez o teste para O Poderoso Chefão,
depois que o estúdio disse a ele que “ele não se encaixava no papel”, Adrienne
insistiu que Gene fizesse um teste para Dracula. E ele fez. Ele trabalhou em
uma página inteira, lápis e tinta (e aguada), em um estudo de um Dracula com
cabelos e barba negros, incluindo um retrato do conde e uma montagem do rei dos
vampiros em diferentes poses (ver abaixo). Ele baseou sua interpretação não em nenhuma das
interpretações clássicas de Bela Lugosi ou Christopher Lee, mas sim no ator
Jack Palance, que impressionou Colan com seu desempenho como o Dr. Jeckyll/Mr.
Hyde no filme para TV de 1968 produzido por Dan Curtis. “Ele tinha aquela
aparência cadavérica, aquele olhar de serpente no rosto”, diz Colan. “Eu sabia
que Jack Palance seria um Dracula perfeito.” (o que aconteceu mais tarde, em
1974, quando ele fez um filme para TV para o mesmo Curtis). “Eu mandei a montagem
para Stan e na manhã seguinte ele me ligou e disse apenas: ‘É seu’”, diz Colan.
“E foi isso!”
Não mesmo. Além de desenhar TOD, Colan também queria
fazer a arte-final – o que ele raramente tinha feito para a Marvel. No começo
Lee resistiu. Afinal, o valor de Colan era de um desenhista que fazia o lápis
de múltiplos títulos, não um artista completo em apenas um – mas no final ele
aceitou. Conway lembra que Lee decidiu assim porque TOD era para ser um título
preto e branco, em formato magazine, e Stan sabia que Colan era um mestre em
aguadas de nanquim. “O trabalho de Gene, quando ele o arte-finaliza, fica
melhor quando ele usa aguadas – ele faz sombras e formas cheias de nuances.”,
diz Conway. “ [Lee] provavelmente não daria o pode para Gene finalizar a si
mesmo se [TOD] fosse um título colorido normal desde o princípio, porque
o detalhismo de linha de Gene não se adapta muito bem ao processo de impressão
padrão.”
É verdade. Quando o título foi convertido para cores, a arte
de Colan apareceu sem a aguada e o resultado (que não foi culpa de Colan) foi
suprimido, como aponta Conway. E apesar de Colan ter feito o lápis das setenta
edições de TOD, ele nunca mais fez a arte-final de outra além da primeira.
Abril de 1972: A estréia. Finalmente, após nove meses de
preparação e antecipação. TOD 1 com uma memorável capa de Neal
Adams (com um Dracula que, francamente, lembra bem pouco o personagem que vemos
dentro da revista) foi lançada. E a reação inicial foi... morna. O título
vendeu bem o suficiente para justificara sua continuação, com certeza. Acontece
isso com a maioria dos primeiros números. Mas as primeiras cartas dos fãs, que
foram impressas em TOD 3 e 4, incluíam várias reclamações sobre a versão da Marvel
para Dracula. O roteiro parecia derivativo, a arte contida, alguns leitores
disseram. Outros não gostaram da cor pálida, quase branca de Dracula, ou como a
sua mordida criava vampiros quase instantaneamente (ao contrário da costumeira
espera de três dias). Uma fã, Margareth McClelland Watson, de Urbane, Illinois,
que se alto descreveu como uma candidata ao doutorado em História Medieval dos
Estados Bálcãs, escreveu uma longa carta detalhando como toda a versão
vampiresca da Marvel estava errada.
Mas alguns fãs perceberam que TOD prometia. Entre eles
um jovem de Louisville, Kentucky chamado David Michelinie, que pouco tempo
depois faria seu nome nos quadrinhos, como escritor. Em sua carta em TOD
3, Michelinie escreve: “ a única coisa que eu gostei sem restrições no primeiro
número foi o potencial de um conceito genial. Uma revista de terror com uma
história inteira e inédita, com um personagem principal contínuo (e sendo um
monstro!) é algo novo no mundo dos quadrinhos de hoje, e muito pode ser feito.
Histórias escritas inteligentemente sobre os feitos, viagens e aventuras do
vampiro, tanto na sombria Transilvânia quanto ao redor do mundo pode ser
extremamente divertidas e inovadoras, como tem sido o trabalho de vocês com
aquele bárbaro, Conan.”
Para fechar, Michelinie escreve profeticamente: “Deixe-me
dizer que vocês tem uma história muito boa – se vocês fizerem as coisas do
jeito certo.”
Dores de Crescimento
Se a Marvel tinha um plano-mestre para Tomb of Dracula, isso não
é evidente nos primeiros seis números.
Começando no número 2, TOD sofreu a primeira de uma série
de mudanças sísmicas que chacoalharam o título durante todo o seu primeiro ano.
Primeiramente, o título foi promovido de trimestral para bimestral, mas o
número de páginas de história foi podado de 25 para 21 e depois para 20. E
apesar de Conway assumir alegremente o argumento além do diálogo a partir do
segundo número, Colan relutantemente desistiu de fazer a arte-final, que foi
entregue para... Vince Colletta.
Imaginem o choque dos leitores quando foram do trabalho
completo de Colan em TOD 1 para a colaboração não muito
confortável entre Colan e Colletta no número 2. Então imaginem o choque do
próprio Colan quando viu os seus personagens cuidadosamente construídos e seus
cenários suaves e detalhados apagados por Colletta, o falecido arte-finalista a
jato, cujos atalhos artísticos sempre geraram controvérsia. “Eu não gostei da
sua interpretação de meu trabalho”, diz Colan sobre Colletta. “Ele estragou
tudo”. Colan entendia porque os editores gostavam de Colletta, que finalizou as
primeiras histórias de Namor desenhadas por Colan. “Eles podiam dar um trabalho
a ele e ele conseguia entregar no dia seguinte”, ele diz. Mas é claro, Colan
não gostou dos resultados. “Eu trabalhava muito em minha arte. Por que alguém
viria e... a destruiria? “
Conway compartilha a opinião de Colan sobre o trabalho de
Colletta em TOD. “Eu não acho que Vinnie acrescentou nada ao projeto”, ele
diz. “Ele era apenas um daqueles caras que pegavam muito trabalho, e ninguém
nunca entendeu a razão. Ele podia trabalhar muito rápido, mas é claro que o que
você recebia não era o mesmo que o desenhista colocava no papel. Isso era muito
desapontador.”
A história no número 2 também foi bem diferente da do número
1, com menos influência dos monstros da Universal e mais dos filmes britânicos
de terror da Hammer, que Conway preferia. “Meu filme de terror favorito foi,
por muitos anos Horror of Dracula (o
primeiro filme da Hammer com Dracula) , aquele com Christopher Lee como Dracula
e Peter Cushing como Van Helsing”, diz Conway. “Eu o assisti pela primeira vez
em minha sociedade de cinema na escola secundária e até a versão de Coppola eu
acho que foi o Dracula mais interessante que eu já vi.”
Assim como a Hammer acabou introduzindo Dracula na
Inglaterra do século vinte, Conway em TOD 2 mudou os personagens da
Transilvânia rural para a Londres descolada dos anos setenta. O plot básico:
Frank Drake salva Clifton Graves e com ajuda de um brutamontes mudo chamado
Gort – um personagem que desapareceu da história tão rápida e inexplicavelmente
quanto entrou – rouba o caixão de Dracula, escondendo-o em Londres por razões
nunca explicadas.
Lá os homens são surpreendidos pela aparição da vampira
Jeanie no banheiro do seu quarto de hotel. Ela facilmente seduz Clifton, que
droga Drake para que Dracula (revigorado depois de uma noite na cidade) possa
entrar e recuperar seu caixão. Drake acorda, uma briga acontece, e enquanto
Dracula acaba escapando sem o seu caixão,
E então Conway, que agora firmemente exerceu a sua
influência na direção de TOD... deixa o título. A razão:
fadiga. Sobrecarregado com seus trabalhos – o Bullpen de maio de 1972 nota que Conway escrevia seis dos dezoito
títulos da Marvel, ou seja, mais ou menos 120 páginas – e ele tinha que deixar
algo de lado. “Era muito trabalho, mesmo para um menino de dezenove anos que
não tinha noção de proporção”, diz Conway. E, além disso, ele estava para
enfrentar um dos maiores desafios da Marvel – tomar o lugar de Stan Lee como o
escritor de Amazing Spider-man. “Certamente era um titulo muito mais
importante para se concentrar”, ele diz.
Se Conway tivesse ficado em TOD, ele diz “minha ideia era
fazer dele mais um título de terror. Existiam elementos de super-heróis, que era uma
premissa fantástica,e nós tínhamos Dracula como a estrela, com uma equipe
tentando derrubá-lo” E apesar dele não lembrar de idéias específicas para a
série, Conway diz “se você realmente quer ver onde eu poderia ter chegado com TOD,
olhe Werewolf
By Night, que eu escrevi por muitos números. Aquele [título] refletia
mais o meu gosto.”
Com o número 3, o novo escritor de TOD foi Archie Goodwin, o
muito respeitado ex-escritor e editor da Warren, que também ficou por apenas
dois números. Mas na sua curta passagem, Goodwin transformou Clifton Graves no
assecla de Dracula e introduziu dois grandes personagens que tiveram um papel
significativo na série. Os caçadores de vampiro Taj Nital (um indiano mudo) e
Rachel Van Helsing, a descendente de um dos mais antigos inimigos de Dracula.
Também vindo a bordo em TOD 3 foi o arte-finalista Tom
Palmer, que tinha tido resenhas muito boas sobre o seu trabalho anterior com
Colan , Doctor Strange. Um mestre de sombras e linhas delicadas, ele sempre
deixava o trabalho que finalizava ainda melhor. Palmer era o “anti-Colletta” –
combinando maravilhosamente com o lápis de Colan – e logo ele se transformou no
arte-finalista permanente da série, recebendo o merecido reconhecimento como
umas das forças criativas principais de Tomb of Dracula.
Ah, e outra mudança no número 3: Dracula perdeu a sua barba.
Apenas perdeu, sem explicações. Nenhum dos criadores principais se recorda hoje
exatamente porque a barba foi eliminada, mas Colan acha que a escolha pode ter
sido dele. “Eu não gostava do cavanhaque – Dracula não parecia bem com ele”,
diz Colan. “Então eu me livrei dele e deixei apenas um pequeno bigode”. Vale a
pena notar, entretanto, que examinando a arte original de TOD, é claro que Colan desenhou a barba nos números 3 e 4, mas
Palmer, por alguma razão, não passou a tinta.É uma escolha capilar que
permanece até hoje um pequeno mistério.
No número 5, o ex-escritor da DC Gardner Fox entrou para uma
passagem de dois números medíocres que brincavam com os mesmo temas lovecraftianos
de sua igualmente curta passagem por Doctor Strange. Mas Thomas, que
tinha se tornado o editor da Marvel – achou que Fox não combinava com TOD (ou
com a Marvel, ponto), então ele logo foi substituído por um jovem escritor que
também tinha acabado de migrar da DC. Começando no número 7, o Senhor dos
Vampiros seria escrito por Wolfman.
Um “Homem Lobo” a
Espreita
Marv Wolfman precisava de Tomb of Dracula da mesma
forma que o titubeante título precisava de Wolfman.
Apesar de ele ter feito a difícil transição de fã para um
profissional no fim dos anos sessenta – ele e seu amigo de infância Len Wein
estavam entre os primeiros a fazer tal transição – Wolfman realmente não havia
se distinguido. Ele tinha escrito e editado alguma coisa para a DC, Warren e
Skywald. Mas pelo início de 1972 Wolfman era conhecido pelo trabalho que lhe
custou o emprego- a controversa história de 1969 em Teen Titans, “Jericho”,
que por causa de seus tons teve que ser reescrita e redesenhada e fez que
Wolfman e Wein fossem colocados na lista negra da DC por um tempo. Atraído por
Thomas para ser editor da nova linha em preto e branco da Marvel, ele esperava
usar essa posição como catapulta para conseguir uma posição garantida de
escritor fixo. Sua primeira tentativa foi o título que havia sido revivido, Captain
Marvel, que ele escreveu (segundo sua própria descrição) por alguns
números, todos eles sem graça. Então ele pediu Doctor Strange, mas o
título não estava disponível. Mas lhe ofereceram TOD.
“Eu não queria escrever aquilo”, Wolfman lembra. Ele não era
fã de terror (e na verdade tinha certo receio do gênero), nunca havia visto um
filme de Dracula e sabia que TOD
estava um tanto estremecida graças as várias mudanças.
Ainda assim, Wolfman reconheceu uma oportunidade para
escrever algo com quase total liberdade editorial e usar TOD para desenvolver a
sua própria voz e estilo, sem ter que sofrer comparações com Stan e Roy. “Eu
acho que ninguém esperava que TOD
tivesse sucesso, então ninguém me induziu a nada”, lembra Wolfman.
Mas tal liberdade era temperada com um saudável medo do
fracasso. “Eu não queria destruir o título completamente”, diz Wolfman. “Sabia
que isso provavelmente era meu teste de fogo na Marvel. Se não desse certo, eu
estaria fora.”
Se preparando para o trabalho, Wolfman releu Dracula, de Bram Stoker , que para ele
era tanto sobre os caçadores de vampiros quanto o próprio Dracula. Inspirado,
Wolfman introduziu mais dois caçadores em TOD 7: Quincy Harker, o filho do protagonista
de Stoker, Jonathan Harker, e relegado a uma cadeira de rodas e a filha de
Quincy, Rachel. Os Harkers, juntamente com Frank Drake, Rachel Van Helsing e Taj,
formariam um poderoso grupo que seria desenvolvido com o tempo por Wolfman. E eles
seriam tão explorados quanto o próprio Dracula.
Com o número 7, uma edição calma para iniciar as coisas, a
equipe criativa principal, Wolfman/Colan/Palmer, foram reunidos pela primeira
vez – mas não por muito tempo. Começando com o número 8, Palmer tirou uma folga
de quatro números e foi substituído por três arte-finalistas em seqüência: Ernie Chan, no 8, Colletta novamente no 9 e
Jack Abel no 10 e 11 – que não caíram bem com Colan ou com o próprio título.
O número de Colletta – o terceiro de Wolfman – quase se
tornou o último do escritor. O problema começou quando Wolfman viu as páginas
finalizadas de TOD 9 e as comparou com o lápis de Colan (a edição mostrava
Dracula interagindo com os residentes de uma pequena cidade pesqueira do Reino
Unido) e percebeu que o finalista tinha apagado virtualmente todos os cenários
exuberantes desenhados por Colan.
Louco da vida (“Esse é um dos melhores trabalhos que Gene já
fez!”), Wolfman confrontou Colletta, que parece ter negado a sabotagem – e então
reclamou de Wolfman para Stan Lee, que convocou o nervoso jovem escritor para
uma explicação. Felizmente, Wolfman tinha guardado fotocópias das páginas a
lápis de Colan, e quando as comparou com as páginas finalizadas por Colletta,
Lee concordou que ele tinha tomado “atalhos criativos” inaceitáveis. As páginas
finalizadas foram entregues
para serem restauradas, Colletta removido do título
(ele nunca mais finalizaria outra TOD) e Wolfman deu um enorme suspiro
de alívio porque ele tinha enfrentado um veterano dos quadrinhos e ficado
incólume, retendo seu trabalho. “Ainda bem que Stan escolheu ficar com a
qualidade do título”, diz Wolfman.
Curiosamente, esse número trazia uma história da amizade de
conveniência entre Dracula e David, um jovem cheio de conflitos que morava em
Liverpool. Foi a primeira na qual Wolfman sentiu que tinha domínio de Dracula e
dos outros personagens principais. Para ter sucesso, Wolfman percebeu TOD
não poderia ser apenas sobre
Dracula, e Dracula não poderia ser mostrado unicamente como um vilão. Os
leitores tinham que ser capazes de ter simpatia – pelo menos um pouco – pelo personagem-título.
Em seguida, no número 10, Wolfman apresentou Blade, o Caça
Vampiros, o vigilante afro-americano que acabou estrelando vários títulos da
Marvel além de três filmes com Wesley Snipes. De acordo com Wolfman, que perdeu
uma batalha legal contra a Marvel pelo personagem, ele o criou anos antes de
entrar na editora e acabar em TOD. É claro, não havia lugar melhor
para estrear um matador de vampiros que Tomb
of Dracula? E quem melhor que Colan para ajudá-lo a dar vida a Blade?
Colan lembra as primeiras discussões que ele teve sobre Blade com Wolfman.”Marv
disse-me que Blade era um homem negro e nós conversamos como ele deveria se
vestir, como ele deveria parecer – muito heróico”, diz Colan que baseou a sua
representação de Blade em um amálgama de vários atores afro-americanos,
incluindo e o ex-jogador de futebol Jim Brown.
“Marv pode ter dito: ‘Coloque as botas nele’, eu não me
lembro”, Colan acrescenta. “O cinturão com lâminas – isso foi ideia de Marv.
Mas eu o vesti, coloquei uma jaqueta de couro nele, e assim por diante”.
Desde o início os dois criadores sentiram que Blade era um
personagem especial, e eles o mantiveram como um dos principais da série,
fazendo-o caçar tanto Dracula quanto Deacon Frost, o vampiro de cabelos brancos
que matou a mãe de Blade. Colan é especialmente orgulhoso da criação de Blade. “Eu
sabia que ele era bom”, diz Colan. “Os negros não eram tão representados nos
quadrinhos naquela época, então eu queria ser um dos primeiros a mostrá-los nos
quadrinhos. Eu gostei disso”.
Mas apesar do entusiasmo trazido pela introdução de Blade,
Wolfman acredita que o verdadeiro divisor de águas da série foi o número 12 – o
início de uma história de três partes que incluía a morte chocante de uma
grande personagem, a origem de Blade e a primeira morte e volta de Dracula na
série. “Foi nesse arco que eu finalmente entendi o título”, diz Wolfman. Era
sobre os personagens- Dracula e seus perseguidores, apesar de nem sempre nessa
ordem e como eles se desenvolveram e cresceram. A chave para a série, Wolfman
percebeu , era entender como os personagens interagiam e mudavam – então executar
essas mudanças. “Dentro de pouco tempo, eu tinha feito o plot para dois anos do título”, diz Wolfman. “Eu não sabia
necessariamente dos detalhes das histórias, mas eu sabia como os personagens
cresceriam de número para número.”
E o número 12 também marca a volta do arte-finalista Tom
Palmer e o início de uma série de 59 números consecutivos de
Wolfman/Colan/Palmer – um número impressionante, mesmo hoje. Colan estava feliz
em ter um mesmo arte-finalista – especialmente Palmer que era um dos seus
favoritos de todos os tempos. “Eu gostava muito do trabalho de Tom”, diz Colan.
“Tinha peso e ele colocava tudo o que eu gostava – bem no estilo de [cartunista
Milton] Canniff. O meu trabalho não é fácil de ser seguido, e ele deve ter
sofrido bastante. Mas Tom também é um ilustrador, fazendo muita arte comercial.
Então, ele era mais que adequado para isso”.
E apesar de Colan ter trabalhado apenas uma vez com Wolfman
antes de TOD, em uma história curta para uma antologia de terror do
começo dos anos 70, ele rapidamente se deu bem com o jovem escritor, que sabia
trabalhar com os pontos fortes de Colan, além de envolvê-lo na criação da
história. “Ele me dava um roteiro escrito, mas também o discutia comigo pelo telefone”,
diz Colan. “Eu fazia perguntas e mais perguntas, ao invés de deixá-lo achando
que eu tinha entendido tudo.”
Wolfman estava honrado em trabalhar com Colan. “Havia mágica
no trabalho de Gene em Tomb of Dracula, algo que eu acho
que nem mesmo ele entendia”, diz Wolfman. “Ele podia fazer coisas de
super-heróis – ele certamente provou isso com Daredevil, Iron
Man e todos os outros – mas ele se achou completamente em TOD, de uma
maneira que nem mesmo ele podia imaginar.”
Os leitores certamente adoravam o trabalho de Wolfman e
Colan, e TOD rapidamente foi promovido ao status de título mensal. E para os observadores
que estavam mais perto, como Adrienne Colan, a sinergia Wolfman/Colan era
evidente desde o primeiro dia. “Era muito claro que Marv se preocupava com a
escrita, da mesma forma que Gene se preocupava com a arte”, lembra Adrienne. E
isso, com certeza, era a ligação mais poderosa entre eles.
Uma ligação que, certamente, geraria uma das mais importantes e
impressionantes passagens dos quadrinhos.
Serviço
Serviço
Tomb of Dracula teve várias publicações nos EUA, a última delas sendo três Omnibus coloridos entre 2008 e 2011. Também saíram quatro Essentials, em preto e branco, entre 2004 e 2005.
No Brasil, Tomb of Dracula foi publicada pela última vez pela Editora Abril, com o título Terror de Drácula, décadas atrás.
A Panini prometeu a publicação de um volume ainda em outubro, reunindo os primeiros cinco números.
Quem se interessar na Back Issue, revistas sobre quadrinhos das Eras de Prata e (principalmente) Bronze, podem adquirir os números no site da editora:
http://twomorrows.com/
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